Marcadores

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Vintage x Retrô - Você sabe a diferença?



Em um dos últimos posts, eu falei que produtos vintage não são a minha praia. Algumas pessoas que me conhecem devem ter estranhado. Eu adoro coisas tradicionais, e com um visual clássico.

A questão é a seguinte:

Vintage são produtos realmente antigos. Antiguidades. Tipo aqueles que você compra lá na feira do Lavradio ou da Praça XV. Eu até curto ter um objeto antigo, que tenha pertencido a alguém da família, ou amigos, etc. Mas eu não sou de comprar itens em antiquários.

Retrô são produtos novos, com design que remete a produtos antigos. Eu sou fã dos retrôs. Atualmente é possível encontrar produtos desse tipo em todos os ramos do comércio, porque está meio “na moda” coisas antigas, e a maioria das pessoas não sabem conservá-las corretamente a ponto delas virarem antiguidades.

Na foto acima, o ventilador da esquerda é vintage, e está a venda no Mercado Livre. O da direita, é novinho em folha, apesar do visual retrô. Está a venda no Casarão dos Lustres.

Acho que o fato desse visual retrô estar na moda, tem muito a ver com o momento que o nosso planeta está passando. Hoje temos muito mais consciência da quantidade de lixo que produzimos, do quanto fazemos uso de coisas descartáveis, e de que o mundo não vai aguentar tanta exploração de recursos naturais.

Acredito que os objetos realmente antigos (ou que se pareçam com isso) remetem a um passado que não jogamos fora, que não virou ainda mais sucata para poluir nosso mundo. Vocês concordam? Têm alguma opinião sobre isso?

Bjs!

2 comentários:

  1. Eu amei o post!♥
    Não sabia a diferença! Beijinhos e bom fds!

    http://tititietrelele.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Esse post foi muito interessante, não conhecia a diferença, beijos!

    http://welcomettjungle.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir